Desafios e Benefícios da Inclusão de Idosos no Mercado de Trabalho
- Marketing Prover
- 7 de out. de 2024
- 1 min de leitura

(Divulgação/Warner Bros)
Atualmente, os idosos enfrentam desafios no mercado de trabalho, com poucas oportunidades e obstáculos, como a discriminação etária. A Lei N.º 10.741 define idosos como pessoas com 60 anos ou mais. Embora representem uma pequena parcela da força de trabalho, dados do IBGE mostram uma redução na ocupação desse grupo, que caiu de 22,4% em 2012 para 21% em 2022.
Fatores como a falta de oportunidades e as preferências etárias das empresas agravam essa situação. Além disso, os idosos lidam com barreiras tecnológicas, problemas de saúde e dificuldades de integração em ambientes majoritariamente jovens.
No entanto, sua participação no mercado traz benefícios, como estabilidade, ampla experiência, confiabilidade e ética no trabalho. Eles também contribuem com perspectivas diversas e desempenham um papel importante no compartilhamento de conhecimento.
Legalmente, a discriminação por idade é proibida, e empresas são incentivadas a adotar políticas inclusivas. O setor de RH tem um papel crucial nesse processo, promovendo recrutamento mais humanizado e baseado em habilidades, não na idade.
Promover a inclusão de idosos no ambiente de trabalho pode resultar em uma força de trabalho mais diversa e colaborativa, trazendo benefícios tanto para a empresa quanto para os profissionais.
Fonte: Pontotel
Comments